Image and video hosting by TinyPic />

Felicidade




As essências da felicidade
Segundo a aromaterapia, os óleos essenciais são capazes de tratar a nossa pele e, ao mesmo tempo, modificar o nosso humor, enchendo-nos de energia positiva, tudo isto graças aos aromas que libertam e que vão estimular os receptores nervosos do nariz que, por sua vez, enviam mensagens ao sistema límbico, a região do cérebro que regula as nossas emoções. A atracção sexual e a paixão também podem ser mais ou menos estimuladas dependendo do aroma escolhido. Estes são os nossos favoritos.

Alecrim
Tipicamente mediterrâneo, o alecrim, com o seu inconfundível aroma tonificante, é o remédio mais eficaz quando o stress ataca as nossas reservas de energia. É um poderoso estimulante da mente que ajuda a manter a vitalidade e uma atitude positiva na vida.
Beleza: graças à sua acção estimulante é utilizado no tratamento da celulite. Limpa e tonifica a pele em casos de acne. Evita as rugas e a queda do cabelo, estimulando o seu crescimento. Também é um cicatrizante eficaz.
Mente: abre o coração e aumenta a sensibilidade e a auto-estima. Fomenta o entendimento entre as pessoas. Combate a astenia e o esgotamento físico e intelectual, melhorando a memória.
* As únicas situações em que é desaconselhado são: gravidez, casos de epilepsia, nervosismo e hipertensão


Limão
A partir deste citrino aromático obtém-se uma preciosa essência com um aroma fresco e vivificante que mantém a mente desobstruída, proporcionando frescura, claridade e uma boa dose de humor.
Beleza: é um tónico adstringente muito eficaz para a pele oleosa e com acne. Actua como depurador e combate as rugas e a celulite.
Mente: combate a apatia, a preguiça e a distracção. Alivia a depressão.
* Deve evitar a exposição ao sol durante 2 horas após a aplicação


Alfazema
Desde a Antiguidade que a alfazema tem estado relacionada com a mulher, a lua e as emoções femininas. O seu aroma fresco e límpido foi utilizado ao longo dos séculos para perfumar o enxoval das noivas. Alivia as dores menstruais e combate a insónia.
Beleza: exerce um efeito rejuvenescedor e normalizador das peles secas e oleosas. Alivia os efeitos da psoríase e do eczema e ajuda a curar picadas e arranhadelas da pele. Em cataplasmas prepara a epiderme para a limpeza.
Mente: proporciona paz e tranquilidade; afasta os receios, as tensões e a ansiedade; abre a mente para a mudança e para novas ideias.
* Desaconselhada durante os 3 primeiros meses de gravidez


Ylang-ylang
Exótica e com um perfume penetrante, mais do qualquer outra, a essência de ylang-ylang cobre de feminidade e sensualidade quem se perfuma com ela. A sua fragância é conhecida como “a panaceia do amor” graças ao seu poder afrodisíaco.
Beleza: o seu óleo é utilizado em todo o tipo de cosméticos; reforça os tecidos cutâneos, em especial se estão ressequidos. Tonifica os cabelos secos e estimula o seu crescimento. Alivia as inflamações da pele.
Mente: abre o coração e facilita o auto-conhecimento. Transmite uma agradável sensação plácida e reconfortante. É útil contra a timidez e a introversão.
* O abuso desta essência pode provocar náuseas e vómitos


Cipreste
Os Egípcios identificavam esta árvore com a indestrutibilidade e a imortalidade. No Islão, é considerada a árvore da vida e os chineses adoptaram-na como símbolo de longevidade. A sua madeira compacta e “incorruptível” liberta um odor suave e agradável.
Beleza: é um tonificante geral e uma arma eficaz contra a seborreia (excesso de gordura) da pele e do cabelo. É um bom remédio contra a celulite e previne contra a fragilidade capilar. Evita o suor excessivo e desinfecta as gengivas.
Mente: ajuda a lidar bem com as tensões resultantes de mudanças complicadas, como em casos de perda ou de uma separação traumática. Alivia as angústias e favorece o desbloqueio mental.
*Não aconselhada durante a gravidez


Salva
Mais uma planta intimamente relacionada com o mundo feminino, uma vez que ajuda a combater o Síndroma Pré-Menstrual (dores abdominais, endurecimento dos seios, irritabilidade e depressão) e a regularizar o ciclo menstrual.
Beleza: reequilibra as peles oleosas e evita o suor excessivo. Desinfecta as gengivas.
Mente: ajuda a sonhar e a recordar os sonhos. Acalma em casos de pânico ou de medos exagerados e ajuda a recuperar da depressão pós-parto.
* Não aconselhada durante a gravidez


Rosa
É considerada a flor feminina por excelência e a mensageira do amor. Símbolo da paixão, da sedução e da felicidade, a rosa está astrologicamente identificada com Vénus, o planeta feminino.
Beleza: a rosa é um ingrediente fundamental nos tratamentos de beleza: acalma as irritações, rejuvenesce a pele e tonifica os tecidos.
Mente: actua sobre o centro energético do coração, abrindo-o ao amor e aos sentimentos. Restabelece os laços com os entes queridos e proporciona relaxamento e paz interior.
* Não aconselhada durante os 3 primeiros meses de gravidez


Modos de utilização
Os óleos essenciais não podem ser aplicados directamente sobre a pele nem nas mucosas, pois poderiam provocar irritações. Cumpra as seguintes indicações: para máscaras (7 gotas em 15 ml de óleo), massagens (15 a 20 gotas em 50 ml de óleo, deixando macerar durante 1 semana), nos banhos de imersão (10 a 20 gotas diluídas em leite ou natas), no duche (3 gotas misturadas com um pouco de sabão líquido para aplicar com uma esponja), em exalações (6 a 8 gotas aplicadas num lenço ou 3 ou 4 gotas em água quente para inalar), perfumes (25 a 30 gotas em 10 ml de óleo, deixando macerar durante 2 semanas), colutórios para as gengivas (2 gotas em 200 ml de água para bochechar sem ingerir), cataplasmas quentes (5 a 6 gotas em água quente, sem deixar ferver, para embeber uma gaze e aplicar no rosto antes de efectuar uma limpeza profunda da epiderme.


Fonte: http://www.saudeactual.com/home/argila25indicaes/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNTOS FORMAMOS UMA CORRENTE DE BONS PENSAMENTOS... PENSAMENTOS SÃO PROJEÇÕES E ECOAM NO UNIVERSO! GRATA PELA VISITA!