Image and video hosting by TinyPic />

O Xamanismo e os Kahunas



   
O xamanismo é uma arte, uma filosofia de vida, uma ciência e um conhecimento,  uma sabedoria. Os xamãs têm um modo específico de ver as coisas e o mundo à sua volta, o que propicia um estado de comunhão com a natureza e com todo o meio que o cerca e possibilidades de cura, através de uma medicina natural, muito profunda, eficaz e milenar. Os verdadeiros xamãs têm um profundo respeito pela natureza, pelo Criador e por toda a vida. Eles se conectam com dimensões sutis de consciência não visíveis e não acessíveis à visão e a mente humana comum, e de lá trazem ensinamentos e percepções que auxiliam os enfermos em suas curas e também na resolução de muitos problemas, relacionamentos, colheita, trabalho, e situações de ordem espiritual ou física (pois tudo se inter-relaciona). 

Os xamãs eram conhecidos e respeitados nas sociedades antigas e primitivas como os curandeiros, sacerdotes, médicos e conselheiros nas tribos. Eram chamados para resolver, curar e “dar conta” de situações que só eles tinham competência para fazê-lo. O xamanismo era considerado um segredo e uma arte e o seu treinamento era passado de geração em geração para o individuo ainda jovem, quando este era escolhido e chamado pelo próprio plano espiritual que deveria se tornar um xamã.  O indivíduo que se tornaria xamã era escolhido por níveis sutis e sinalizado muitas vezes por sonhos ou sinais espirituais. Então passava por um árduo treinamento e muitos testes e provações  por anos até estar pronto e adquirir seu poder, força e desenvolver e manifestar sua visão interna e suas potencialidades de cura.  Para o xamã tudo o que acontece tem referência em outros níveis de existência.

A palavra xamã vem do siberiano e significa “aquele que enxerga no escuro”. O xamanismo nos ensina a nos reconectar com o nosso poder pessoal natural e com a nossa consciência mais profunda e o nosso centro, estando mais aptos a lidarmos com a vida e com o meio em que vivemos e que nos cerca.  Os xamãs trabalham com espíritos aliados e com os seus mestres e ancestrais que os auxiliam em suas viagens no plano espiritual sutil e também com animais e aliados de poder que os inspiram, os iluminam com a sua sabedoria e os protegem. O xamã sabe que tudo o que existe fora dele em sua volta, também existe dentro dele. Dessa forma, se conecta com o Sol, com o fogo, com a água, com a terra e com o ar e com o éter, além de perceber a natureza e a origem sutil de todas as doenças e desarmonias do ser humano. Os xamãs também se conectam com as estrelas e conseguem viajar no tempo (espiritualmente) para resgatar fragmentos perdidos de alma de uma pessoa. Eles acreditam que quando alguém adoece é porque perdeu um pedaço de sua alma (um fragmento) ou esta carregando uma energia intrusa que não lhe pertence (que está a mais). Para resolver isso fazem o trabalho chamado de resgate de alma, onde o xamã se conecta e viaja ao mundo espiritual para recuperar aquela parte (energia) da pessoa que esta faltando. Quando isso acontece a pessoa muitas vezes tem uma grande recuperação e se torna mais forte, com mais poder pessoal e vitalidade, pois está mais inteira em si mesma.


    Os kahunas – guardiões do segredo

Os kahunas têm um grande conhecimento de como funciona a mente no ser humano e usavam esse conhecimento para ajudar em curas de diversos males e o controle de certos fenômenos da natureza, como: fazer chover, fazer parar de chover e caminhar sobre lavas ferventes. O conhecimento de psicologia que detinham há séculos atrás já era bem mais avançado do que a moderna psicologia atual.

Os kahunas eram os sacerdotes no antigo Havaí, considerados “guardiões do segredo” e o seu conhecimento remonta a cinco mil anos. No entanto, não se sabe ao certo, mas eles parecem ser originários e remanescentes da Atlântida, África... e,  conhecimentos semelhantes aos seus foram utilizados para treinamentos dos iniciados no antigo Egito na Ordem de Melchizedek (acredita-se que tenham a mesma origem).

Eles conheciam mais profundamente o modo de funcionamento da mente (os seus diferentes níveis) e a psique humana do que a atual ciência. Isso os permitia realizarem curas “milagrosas” e a resolução de intricados problemas pessoais e sociais.

Seu conhecimento contribuiu e está incutido sob a forma de símbolos e metáforas em algumas das principais religiões e é considerada talvez a forma de psicologia mais clara existente. Inclusive muitos trechos na Bíblia são ensinamentos kahunas codificados. Jesus Cristo era um mestre kahuna e muitos dos seus ensinamentos estão velados na forma de simbologia e metáfora, que apenas um iniciado kahuna poderia perceber. São João Batista também era um iniciado kahuna e alguns dos seus ritos, como o batismo estão repletos de simbologia kahuna.

A eficácia da sabedoria kahuna está baseada no profundo conhecimento da natureza, incluindo a humana. Os Kahunas são excelentes psicólogos e profundos conhecedores das ciências naturais. O resultado disso é a matéria com a qual os milagres são feitos.

Eles conheciam e discerniam que o ser humano tem três níveis diferentes:

- o eu-médio uhane: (a nossa mente consciente racional – que pensa, escolhe e discerne); poderes de raciocínio - força de vontade. Este nível programa o eu-básico.

 - o nosso eu-básico unihipilli: (considerado um irmão menor da nossa mente consciente, é a nossa parte emocional, onde estão os apetites, desejos, onde está armazenada toda a nossa memória – cuida e regula do funcionamento do nosso corpo físico. Considerado o nosso eu animal. Apóia-se e se apega nos 5 sentidos.  Não tem capacidade de raciocínio lógico e deve ser comandando e ensinado pela nossa mente consciente-racional. É a nossa mente subconsciente. Essa mente recebeu educação e condicionamentos religiosos quando éramos crianças que precisam ser revistos conscientemente, pois podem estar afetando a nossa máxima ligação com Deus, o nosso Eu Superior). Este nível pode ser contactado através de orações, afirmações, pelo uso do pêndulo e pela hipnose.

 - o nosso Eu Superior Aumakua: (considerado a nossa mente superconsciente) – é o nosso nível divino no ser humano e que pode ser contactado pela oração. Chamado também de anjo guardião. Ele nos protege e nos ajuda somente se soubermos entrar em contato com ele e pedirmos, pois não interfere no nosso livre-arbítrio caso não seja solicitado. Pode nos ajudar, e é ele quem nos ajuda em muitas curas ditas milagrosas e resoluções de problemas em nossas vidas. Esse é o nosso nível maior de consciência. Ele não pode ser totalmente compreendido pelo ser humano (nível médio). Está além do nosso nível de consciência. É o nosso ser verdadeiro, Eu Real. Está além do tempo e espaço e de todo julgamento humano. É bondoso, compassivo, amoroso e manifesta as qualidades do Ser Divino em nós. É um Pai e Mãe dentro de nós. Está conectado com todos os outros Eus Superiores; é o nível do nosso ser em que estamos todos em Unidade. Por isso a psicologia kahuna ensina a servir sempre (auxiliando ao próximo) – isso nos aproxima do contato com o nosso Eu Superior - e jamais ferir a ninguém e nem a si mesmo.

Os kahunas ensinavam que conhecer o Eu Superior e receber a ajuda dele nas nossas vidas é o que existe de mais precioso na vida de um ser humano, e que ele só pode ser conectado através do eu-básico através da prece, oração, hipnose, doando uma quantidade de energia vital a ele, para que ele possa nos ajudar...