Image and video hosting by TinyPic />

As três peneiras





Um rapaz procurou Sócrates, o sábio grego, e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. 

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar é um fato? Caso você apenas tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, então, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo? Se o que você vai contar é verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? É realmente importante a divulgação desta informação? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o mundo?

E arremata Sócrates:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o planeta e fomentar a discórdia.


Sócrates (470-399 a.C.) Filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da filosofia, e um dos alicerces da atual cultura ocidental.



3 comentários:

MA FERREIRA disse...

LU Z...Querida!!

Devemos sempre lembrar de fazer esta pergunta!
Quanta sabedoria!!
Palavras são como sementes jogadas ao solo..
podem tanto dar bons frutos como também podem crescer ervas daninha...
Muito a se pensar..

Fica com meu beijo de carinho e admiração por ti..

fatti___ disse...

oi amada!

é nao é fácil minha amiga passar por essas 3 peneiras não mas creio que se formos firmes e fieis passaremos sim por elas, eu procuro sempre estar de acordo com a verdade fazer o bem sem olhar a quem e sinto a necessidade de amar ao próximo como a mim mesma fazendo isso sei que posso nao ser perfeita mas já estarei fazendo uma boa parte.

um bju carinhoso amada.

Severa Cabral(escritora) disse...

Venho desejar-te um lindo dia de domingo!
Mas aqui todos os dias são lindos,o controle da tua mente faz com que as coisas se harmonizem e ganhe sempre uma sintonia boa.
Agora passar por essa peneira vai depender de cada um de nós...
Bjs para que seu domingo seja iluminadoooooooooooooooo