Image and video hosting by TinyPic />

27 de Setembro é dia de Cosme e Damião!




São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

Biografia


Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder”.
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião.

Versões de suas mortes


Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.

Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Lendas : Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Sincretismos

Semelhanças com a Mitologia Grega

Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.
Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
Fonte: Wikipedia


3 comentários:

  1. Linda postagem amiga, adoro os Santos Gêmeos São Cosme, São Damião e Doum!
    Faço festas comemorativas com bolos, doces e salgados, esse ano fiz no domingo, reunião de meus filhos, netos, amigos, e fazemos uma linda festinha alegre em paga a uma promessa, pois meu marido está muito bem, depois que fiz a promessa e cumpro, serão sete anos e esse foi o quarto, faltam três, por isso vivo sempre feliz minha amiga, pois a saúde do meu marido pra mim é importantíssimo, ele é mesmo o meu melhor amigo, companheiro, o amo e se ele está bem eu fico melhor ainda!!!
    Salve os Santos padroeiros dos médicos!!!
    Abraços amiga querida!
    Ivone

    ResponderExcluir
  2. Ivone, amiga mais que querida! Coisa linda esse relato, a maneira que te referes a teu marido! Sempre digo que temos sim que dizer o que desejamos as pessoas, pois assim o Universo escuta e tudo acontece... E por isso digo, repito, reafirmo meus votos a ti e tua família, que Mãe Maria os cubra como seu manto azul protetor e com as bençãos de Deus Pai, para que tenham todos cada vez mais, saúde em todos as esferas da vida, mental, emocional, financeira, enfim, sejam sempre cada vez mais felizes! A gente fala e o Universo acata como lei, é assim que penso! Beijos com carinho e admiração!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amiga, sim seus votos são sinceros e eu os agradeço demais!
    Sinto que sem meu marido minha vida nem teria sentido, embora eu escreva sempre sobre desapego, mas tento me desapegar e isso eu nem quero pensar em se um dia ele faltar, nem quero pensar,rsrsrs, ele sempre diz que jamais vai me deixar, eu rio, rsrs, rio e acredito!!!
    Abraços amiga!
    Ivone

    ResponderExcluir

JUNTOS FORMAMOS UMA CORRENTE DE BONS PENSAMENTOS... PENSAMENTOS SÃO PROJEÇÕES E ECOAM NO UNIVERSO! GRATA PELA VISITA!