Image and video hosting by TinyPic />

Os Hemisférios do Cérebro




Para o sucesso na vida, é importante o equilíbrio entre os dois hemisférios do cérebro. Quer dizer que lado "direito" e "esquerdo" devem trabalhar em harmonia. Para isso é importante que saibamos como funciona o cérebro.

Acontece que cada lado cerebral tem funções diferentes. O hemisfério esquerdo, controla o lado oposto do corpo, o lado direito. Também tem funções específicas, como a fala, a habilidade matemática e consciente. Enquanto que o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, bem como a habilidade artística, mística e subconsciente.

Entre as habilidades consciente e subconsciente temos uma dica importante. Em ocidente fomos treinados para o lado lógico e consciente da vida. Porém quando queremos atingir algo mais sutil, místico e/ou até do lado inconsciente de nossas vidas, descobrimos que não sabemos o que fazer.


PROGRAMAÇÃO SUBCONSCIENTE 

Acontece que, se bem os dois lados do cérebro atingem também o nível subconsciente, nós, como operadores, não sabemos como o fazer. É aí que entra o sistema operacional das funções diferentes de cada hemisfério. Para atingir o lado sutil como um todo, o modo de operar cabe ao hemisfério direito. Procurar as funções, o como e até o interesse, bem como a capacidade de acreditar no sucesso, na prosperidade, para que atinjam o nível subconsciente, deve ser acionado o lado direito do cérebro. Mas não é só dizer "direito", que tal hemisfério seja acionado.

Programar o subconsciente requer todo um processo de envolvimento linguístico e neuronal. Surge assim a neurolinguística, e dentro de tal estudo, as técnicas para programar e reprogramar o subconsciente.

Dentro de tais técnicas temos o relax consciente, uma forma de desligar o lado lógico, (hemisfério esquerdo), porém, ainda acordado, levar a imaginação para diversas regiões do corpo, bem como para imagens da natureza, com cores, sons e sensações de calor, frio e/ou percepções visuais diversas. Isto último ativa o hemisfério direito, que é também o encarregado da programação subliminal. Conseqüência, nesse momento, podemos reprogramar o conteúdo de nosso subconsciente com idéias de realização, sucesso, saúde e prosperidade.

Todo ser humano, com maior ou menor intensidade faz isso mesmo quando vai dormir, ou se dá um tempo para um cochilo ou descanso. Porém como não sabia que tal momento também programa o subconsciente, deixa passar tal oportunidade, ou até se lamenta disto ou daquilo, sem perceber que tal atitude também programa sua mente. Para atingir o equilíbrio mental, e ainda atingir o sucesso em qualquer campo da vida humana, é importante conhecer as regras da mente e aplica-las corretamente, o sucesso então é garantido.


Orientação: Francisco C. Zemek
professor de neurolingüística e presidente do Centro Filosófico Delfos.
Publicado no suplemento "Viver Bem" da Gazeta do Povo - 21 de junho 98